sexta-feira, 26 de julho de 2013

Origens do Flamenco

Origens
O surgimento do flamenco, com a sua evolução histórica, social e cultural desenvolveu-se região espanhola da Andaluzia, de perto. A cultura musical tradicional da Andaluzia e, portanto, o Flamenco eram predominante nas tradições, então transmitidos oralmente. A falta de evidência para a existência de flamenco antes de século19 levou a inúmeras teorias surgiram como uma das suas origens em influências mais recentes de várias culturas. A maioria dessas teorias não são verificáveis.
Como a maioria das danças folclóricas, as origens do flamenco são obscuras e só pode ser deduzida a partir de provas posteriores.
Os judeus tinham sido um importante grupo na Península Ibérica. Certos palos como o Peteneras e saetas têm sido por vezes atribuída a influências judaicas.
Muitos ouvem que veio do Oriente Médio a  influência musical no sul da Espanha. Até que ponto esse sabor mediterrâneo oriental se deve à mouros , a judeus , os ciganos , os bizantinos e os vínculos comerciais entre o Mediterrâneo que remonta aos tempos clássicos, é provavelmente impossível de determinar. No entanto, parece razoável que várias centenas de anos de domínio muçulmano, no qual música árabe e judaica foi muitas vezes ouvida, deveria ter tido um impacto forte e duradouro no sul da Espanha .
Há também da Europa Ocidental influências, que podem ser vistos na guitarra e o estilo musical ocidental em si.  O cântico muçulmano , às vezes também é citado como uma influência.
A maioria das informações sobre o desenvolvimento do flamenco são perdidos em história espanhola . As razões para isso são múltiplas:
· O Flamenco nasceu à margem dos níveis mais baixos da sociedade, em Andaluzia, por isso nunca foi considerado uma verdadeira arte das classes superiores.
· Os grupos étnicos que deram origem ao flamenco, como os mouros , os ciganos e os judeus tinham uma história conturbada, basta pensar na perseguição e expulsão decretada em 1492, a Inquisição espanhola.
· Os ciganos são fundamentais no desenvolvimento desta arte, tinha uma cultura oral. Assim como as outras classes pobres, analfabetos e suas canções foram passados de geração em geração a partir de performances ao vivo na comunidade.
· O flamenco não foi objeto de interesse de historiadores e musicólogos. O interesse público suscitado por este tipo de música é principalmente devido a poetas e escritores, e você tem que esperar até 1980 porque o flamenco é incluído no estudo dos conservatórios de música.
· Incertezas sobre a história da música flamenca e dança são enriquecidos por a etimologia da palavra "flamenco".
· Blas Infante, em seu livro Origen y de lo secreto flamenco de cante Jondo , ele supôs que a palavra flamenco derivados ISPI Árabes fellahmengu, que significa "camponeses sem terra". Outras hipóteses sobre a relação com a Flandres (flamenco também significa Flamengo em espanhol), considerada a pátria dos ciganos, ou flameante (queima) o desempenho dos artistas.
Acredita-se que o gênero flamenco surgiu no final do século XVIII nas cidades e aldeias agrícolas da Baixa Andaluzia , embora praticamente não existem dados sobre essas datas e eventos deste período são mais característicos do bowling escola de flamenco.
Origem do nome
No idioma espanhol chamado flamenco , além do musical gênero e um flamingo , um Andaluz com Roma -raízes, a língua flamenga e Flamengo .
Apenas a partir da segunda metade dos Século 19, há uma prova escrita, do uso da palavra flamenco como um termo para um gênero musical e seus artistas. Sobre a origem desse significado, há várias hipóteses, nenhuma delas pôde ser confirmada, no entanto.
§ O termo flamenco vem seu próprio maneirismo de sua semelhança com os movimentos dos flamingos e para trás.
§ É uma forma corrupta da fonética hispano-árabe frase fellah mengu , o "agricultor sem-terra" significa e é atribuída a origem árabe. - Esta teoria é de Blas Infante , um dos fundadores do nacionalismo andaluz.
§ Imigrantes do centro-norte da Europa, em Espanha, o flamenco flamengo) chamada (para os ciganos em primeiro lugar e, consequentemente, a música que faziam.
§ A origem da palavra encontra-se nas danças, a coroação do rei Carlos I de Espanha foram dançou. Uma vez que este rei veio de Flandres, acompanhou-os com o grito de ¡al flamenco Báilale! (aproximadamente: "Dança em honra dos Flamengos!").

quinta-feira, 25 de julho de 2013

ONDE COMPRAR ARTIGOS DE DANÇA FLAMENCA E CIGANA NO RIO DE JANEIRO

Onde comprar artigos para dança cigana e dança flamenca NO RIO DE JANEIRO
SAPATOS CAPEZIO DE DANÇA FLAMENCA

Sapatos: Capezio: Loja Flamengo - Rua Marques de Abrantes, 168 - Loja 7
Tel: 2554-8554
Loja Copacabana - Rua Barata Ribeiro, 370 - Loja 12
Tel: 2235-5503

Arte Manha: Rua Regente Feijó, 107 - Centro (mais barato!!) - 2224-3005

Mania de ballet e etc..: Rua Soares da Costa, nº 58 - Lj. E - Tijuca - Ao lado do Shoping 45 - 2234-9096

NIETO SPAIN -Sapatos profissionais para flamenco sob medida
Em breve novo endereço

CASTANHOLAS - Pretas, em torno de , Marca Dolphin,,não aceite outra mais cara !!! Estas são semi profissionais mas são boas para começar,tem lojas que vendem castanholas como profissionais, bem mais caras e não são profissionais.

Sax de Ouro
Rua da Carioca, 24 - Loja E - centro - Tel: 2221-9907 - 2221-9909
Del Sur - Castanholas Profissionais e semi profissionais, a melhor da Espanha !!
Representante no Brasil: 
Bast Dancewear - bastdancewear@gmail.com
whatsapp: 11989572258 -Erica


SAIAS E ARTIGOS PARA DANÇA FLAMENCA E DANÇA CIGANA

SAIAS DE DANÇA FLAMENCA E CIGANA - BETH JARDIM ARTES
ligar para marcar: 9658-6510
3738-7816


SAIAS DE DANÇA CIGANA - MÁRCIA COSTA
Ligar para marcar: 2281-2878/9412-6252


BAST FLAMENCO WEAR - By KIKA ANDRADE - 
Facebook Fan page:BAST
Bast Dancewear - bastdancewear@gmail.com
whatsapp: 11989572258 -Erica


XALES CIGANOS ( E COMO ACESSÓRIO FLAMENCO)
ELIANE CAMINHA :
99832-1429

Texto 2 - Etimologia da palavra FLAMENCO

Etimologia
clip_image111A palavra flamenco, referindo-se à forma de arte é conhecida por esse nome, data de meados do século XIX. São etimologia incerta, várias hipóteses para que fossem propostas:
Em paralelo com o mesmo nome wader: Algumas hipóteses dizem respeito à origem do nome do gênero flamenco com aves pernaltas com o mesmo nome. Uma delas diz que o flamenco recebe este nome porque a linguagem corporal e aparência lembram artistas tais aves. Marius Schneider , no entanto, argumenta que a origem do termo pode ser feita em nome dessas aves, mas não em semelhança com o estilo dos dançarinos, mas a maneira que eu, que é predominante no repertório flamenco, está relacionada ao simbolismo medieval, entre outros animais, com o flamenco.
Enquanto a música de "Gueiros min fellah ard" agricultores sem terra Mouros : De acordo com Blas Infante , o "termo" flamenco vem do termo Hispano fellah min ard Gueiros (فلاح من غير أرض), que significa “camponês sem terra". Segundo ele, muitos mouros foram incluídos nas comunidades ciganas, com quem partilharam a sua condição de minoria étnica fora da cultura dominante. Infante está em que cante flamenco viveiro deve surgir como uma manifestação da dor que as pessoas sentiam para a aniquilação de sua cultura. No entanto, Blas Infante não fornece nenhuma fonte histórica documental para sustentar essa hipótese, tendo em conta a forte defesa que fez ao longo de sua vida em uma reforma agrária na Andaluzia, que aliviar a situação miserável do trabalhador andaluz seu tempo, esta interpretação parece ideológico e político da história mais ou musicologia. No entanto, o Padre Garcia Barrioso, também acredita que a origem do flamenco palavra poderia ser na expressão árabe usado em Marrocos fellah mangu- , que significa "música dos camponeses." cinco mesma forma, Luis Antonio de Vega apresenta expressões felahikum e enkum-Felah , que têm o mesmo significado.
Como se originou na Flandres: Um número de outras hipóteses apontam a origem do termo na Flandres . De acordo com Felipe Pedrell flamenco chegou à Espanha a partir da terra na época de Carlos V , daí o seu nome. Alguns dizem que nos bailes que foram organizadas para saudar o monarca foi saudado com gritos de flamenco Bailalo! No entanto, o "termo" flamenco ligado à música e dança surgiu nos meados do século XIX, vários séculos depois do fato.
Porque os ciganos também são conhecidos como flamingo : Em 1881 Demofilo o primeiro estudo de flamenco, argumentou que esse gênero é o nome de seu principal, os agricultores ciganos, muitas vezes em Andaluzia eram conhecidos por esse nome. Em 8 de 1841 George Borrow em seu livro O Zincali: ciganos da Espanha já pegou este nome popular, o que reforça o argumento Demofilo.
Ciganos ou Egiptanos é o nome dado em Espanha, tanto o passado e o presente para que, em Inglês chamamos de ciganos , mas eles também são conhecidos como "novo castelhano", "alemães" e "flamenco" O [...] nome "Flamengo", em que atualmente são conhecidos em diferentes partes da Espanha.
É incerto porque os ciganos eram chamados de "flamengo", mas há inúmeros relatos que sugerem uma origem Nergal, colocando o "termo" flamenco no léxico próprio da gíria . Essa teoria sustenta que "flamenco" vem flamancia , a palavra vem de "chama" e na gíria se refere ao temperamento impetuoso dos ciganos. Da mesma forma o dicionário da Real Academia Espanhola , disse que "flamenco" coloquialmente significa "cool ou insolente", sendo um exemplo a frase "catch flamenco." Em um sentido similar, o termo "flamenco" é usado como sinônimo de "faca" e "briga" ou "comoção" por Juan Ignacio González del Castillo , em sua farsa O soldado fanfarrão (ca. 1785). No entanto, Calderón Serafin Estebanez em suas cenas da Andaluzia (1847) fornece as primeiras descrições de situações de Flamengo, não usar esse nome para se qualificar.
Há questões não só sobre as origens do flamenco, mas também sobre as origens da própria palavra. Existem muitas teorias (resumidos abaixo), mas nenhuma evidência sólida de qualquer um deles. A palavra não foi registrado até o final do século 18.
George Borrow afirmou a palavra flemenc [sic] é sinônimo de "cigano". Blas Infante, em seu livro Lo Origen y de flamenco secreto del cante jondo”, sugere a palavra pode derivar da Andaluzia árabe fellah mengu”, fugitivo camponês”. Infante conecta a inúmeros muçulmanos andaluzes (Moriscos), que decidiu ficar e se misturar com os recém-chegados Romani, quando suas terras foram expropriadas por causa de suas crenças religiosas.
Outras hipóteses incluem "Fleming, natural de Flandres "(Du. Vlaming) e também" flamingo”. Espanha decidiu Flandres, durante muitos anos, e o rei Carlos I trouxe com ele a Madrid uma corte inteira Flamengo. O "Flamingo" derivação sugere uma ligação entre o pássaro colorido e os trajes coloridos dos ciganos.
Uma etimologia sugere a dança era chamado de os trajes brilhantes e movimentos enérgicos, que os espanhóis associados com a Flandres, outra é que os espanhóis, especialmente andaluzes, como dar nome às coisas pelos seus opostos, e que o Flamengo estava alto e louro e os ciganos curto e escuro, os ciganos eram chamados de "flamengo"; outros sustentam que o flamenco foi o espanhol a palavra geral para todos os estrangeiros, ciganos incluído; que Flamengo, nobres entediados com o tribunal, a vida levou para festejar com os ciganos.

Fonte: http://violonistaflamenco.blogspot.com.br/2011/09/conhecendo-mais-o-universo-do-flamenco.html

segunda-feira, 22 de julho de 2013

CONHECENDO MAIS O UNIVERSO FLAMENCO TEXTO 1

O Flamenco é um estilo musical e um tipo de dança fortemente influenciado pela cultura cigana, mas que tem raízes mais profundas na cultura musical mourisca, influência de árabes e judeus. A cultura do flamenco é associada principalmente à Andaluzia na Espanha, e tornou-se um dos ícones da música espanhola e até mesmo da cultura espanhola em geral.
O "Novo flamenco" é uma variação recente do flamenco que sofreu influências da música moderna, como a rumba, a Salsa, o pop, o rock e o jazz.
Originalmente, o flamenco consistia apenas de canto (cante) sem acompanhamento. Depois começou a ser acompanhado por guitarra (toque), palmas, sapateado e dança (baile). O “toque” e o “baile” podem também aparecer sem o “cante”, embora o canto permaneça no coração da tradição do flamenco. Mais recentemente outros instrumentos como o “cájon” (ou adufe, em português uma caixa de madeira usada como percussão) e as castanholas foram também introduzidos.
Muitos dos detalhes do desenvolvimento do flamenco foram perdidos na história da Espanha e existem várias razões para essa falta de evidências históricas:
• Os tempos turbulentos dos povos envolvidos na cultura do flamenco. Os mouros, os ciganos e os judeus foram todos perseguidos pela inquisição espanhola em diversos tempos.
• Os ciganos possuíam principalmente uma cultura oral. As suas músicas eram passadas às novas gerações através de atuações em comunidade.
• O flamenco não foi considerado uma forma de arte, sobre a qual valesse a pena escrever durante muito tempo. Durante a sua existência, o flamenco esteve dentro e fora de moda por diversas vezes.
Granada, o último reduto dos mouros, caiu em 1492, quando os exércitos de Fernando II de Aragão e Isabel I de Castela (os reis católicos) reconquistaram esta cidade após cerca de 800 anos de domínio muçulmano. O Tratado de Granada (1491) foi assinado para assegurar as bases da tolerância religiosa, conseguindo com isso que os muçulmanos se rendessem pacificamente. Durante alguns anos existiu uma tensa calma em Granada e à sua volta, no entanto, à inquisição não lhe agradava a tolerância religiosa relativamente aos judeus e aos muçulmanos e conseguiu convencer Fernando e Isabel a quebrarem o tratado e a forçar os judeus e os moucristianismo ou deixarem a Espanha de vez. Em 1499, cerca de 50.000 mouros foram coagidos a tomar parte de um batismo em massa. Durante a rebelião que se seguiu, as pessoas que recusaram batizar-se ou serem deportadas para África, foram pura e simplesmente eliminadas. Como consequência desta situação, assistiu-se à fuga de mouros, ciganos e judeus para as montanhas e regiões rurais.
Foi nesta situação social e economicamente difícil que as culturas musicais de judeus, ciganos e mouros começaram a fundir-se no que se tornaria a forma básica do flamenco: o estilo de cantar dos mouros, que expressava a sua vida difícil na Andaluzia, as diferentes “compás” (estilos rítmicos), palmas ritmadas e movimentos de dança básicos. Muitas das músicas flamencas ainda refletem o espírito desesperado, a luta, a esperança, o orgulho e as festas noturnas durante essa época. Música mais recente de outras regiões de Espanha influenciaram e foram influenciadas pelo estilo tradicional do flamenco.
A primeira vez que o flamenco foi mencionado na literatura, remonta a 1774 no livro “Cartas marruecas” de José Cadalso. No entanto a origem do termo “flamenco” continua a ser assunto bastante debatido. Muitos pensam que se trata de um termo espanhol que originalmente significava flamengo (“flamende”). Contudo, existem outras teorias. Uma das quais, sugere que a palavra tem origem árabe, retirada das palavras “felag mengu” (“que significa algo como “camponês de passagem” ou fugitivo camponês”).
Durante a chamada época de ouro do flamenco, entre 1869 e 1910, o flamenco desenvolveu-se rapidamente nos chamados “cafés cantantes”. Os dançarinos de flamenco também se tornaram numa das maiores atrações para o público desses cafés. Ao mesmo tempo, os guitarristas que acompanhavam esses dançarinos, foram ganhando reputação e dessa forma, nasceu, como uma arte própria, a guitarra do flamenco. Julián Arcas foi um dos primeiros compositores a escrever música flamenca especialmente para a guitarra.
A guitarra flamenca, e a muito parecida guitarra clássica, são descendentes do alaúde. Pensa-se que as primeiras guitarras terão aparecido em Espanha no século XV. A guitarra de flamenco tradicional é feita de madeira de cipreste e abeto, é mais leve e um pouco menor que a guitarra clássica, com o objetivo de produzir um som mais agudo.
Em 1922, um dos maiores escritores espanhóis, Federico García Lorca e o compositor de renome Manuel de Falla organizaram a “Fiesta del cante jondo”, um festival de música folclórica dedicada ao “cante Jondo”. Fizeram-no a fim de estimular o interesse no flamenco que nessa altura estava fora de moda. Dois dos mais importantes poemas de Lorca, “Poema del cante Jondo” e Romancero gitano”, mostram a fascinação que este tinha pelo flamenco.
Flamenco é um estilo de música e dança, que é nativo de várias regiões do sul da Espanha.
Junto com suas origens espanholas, romani, bizantina, sefardita e árabe elementos têm sido frequentemente citados como influências no desenvolvimento do flamenco. Tem sido frequentemente afirmado que essas influências se uniram perto do fim da reconquista, no século 15. As origens da palavra flamenco não são claras. Não foi registrada até o final do século 18.
Flamenco é popularmente descrita como sendo a música de Andulusian gitanos (ciganos), mas historicamente suas raízes estão no corrente principal da Andaluzia sociedade, na segunda metade do século 18. Outras regiões, nomeadamente da Extremadura e Múrcia, também contribuíram para o desenvolvimento do flamenco, e muitos artistas de flamenco ter nascido fora da comunidade gitano. latino-americanos e, especialmente cubanos influências também contribuíram, como evidenciado nas danças de "Ida y vuelta". O Flamenco é o nome de um estilo musical, uma técnica de pintura e uma dança típica do « Andaluzia. Fortemente influenciado pelo povo nômade do Ciganos, o flamenco tem suas raízes na cultura musical dos mouros e judeus. Um tempo limitado na área de 'Andaluzia, o flamenco hoje faz parte da cultura e da tradição musical espanhola. A partir da segunda metade do século XIX flamenco também ultrapassou as fronteiras nacionais sendo realizadas em todo o mundo.
Em 16 de novembro de 2010, a UNESCO declarou Flamenco uma das obras-primas do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade.
Flamenco é o nome de um grupo de músicas e danças da Andaluzia. Ele é considerado a música tradicional espanhola, mas volta para o impacto de diferentes culturas. A prática musical é composta por canto (cante), música instrumental (guitarra), especialmente jogar o do violão (guitarra flamenca) e dança (baile). Característicos da música do flamenco é a sua métrica padrão (Compás), e o uso frequente de expressões modais em melodia e harmonia.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Características da guitarra flamenca - Texto 2

Toque

clip_image007
A guitarra vem do alaúde . Acredita-se que as guitarras são apareceu pela primeira vez em Espanha no século XV. A guitarra de flamenco tradicional é semelhante ao clássico , mas ele usa madeira de cipreste para as bandas e na parte inferior e é ligeiramente mais finos e leves. Ele também possui uma placa transparente chamado "golpeador", que serve para preserva-lo quando o guitarrista tira os dedos sobre a mesa de som para obter um efeito de percussão. A técnica de guitarra flamenca é típico do gênero, com suas técnicas entre os quais o chamado "rasgueo", o rápido movimento dos dedos sobre as cordas, que dá uma dinâmica especial de flamenco, ou alzapua. A mão esquerda, mas é idêntica à guitarra clássica, embora relacionadas abundam.
Postura e técnica dos guitarristas de flamenco, conhecido guitarristas , difere da utilizada pelo intérpretes de guitarra clássica . Apesar de apoiar o violonista clássico de guitarra com a perna esquerda em um ângulo, o guitarrista flamenco frequentemente cruzam as pernas e apoio sobre o qual é superior, a colocação do mastro quase plana no chão. Os guitarristas modernos costumam usar guitarras clássicas, mas não há um instrumento específico para este gênero chamado de guitarra flamenca . É menos pesado e a caixa é menor do que o violão clássico , então seu som é mais baixo e não ofuscar a cantora. Normalmente feito de madeira, muitas vezes de cipreste , com o punho de cedro e o topo do pinheiro . O cipreste dá um som brilhante bem adaptada às características do flamenco. Anteriormente, também usou o jacarandá Rio ou a Índia, o primeiro de mais qualidade, mas agora está obsoleto devido à sua escassez. As guitarras pau deu uma amplitude de som especialmente adequado para tocar a solo. Atualmente, o cabeçote é o metal mais utilizado e de madeira que eleva tom .
A guitarra principal foram Manuel Ramírez de Galarreta , Grand Ramirez (Madrid, 1864-1920) e seus discípulos Santos Hernández (Madrid, 1873-1943), que construiu vários violões para o mestre Sabicas , domingo esteso e Modesto Stockstill . Ele também destaca a Hermanos Conde, Faustino (1913-1988), Mariano (1916-1989) e Júlio (1918-1996), sobrinho de Domingos esteso, cujos filhos e herdeiros de continuar a saga.
Os guitarristas utilizam a técnica de alzapúa , a picado , 19 a dedilhado e tremolo , 20 entre outros. O ato de coçar pode ser realizada com, 4 ou 3 dedos 5, o último inventado por Sabicas . O uso do polegar é também característica do violão flamenco. Guitarristas apoiar o polegar no tampo da guitarra e os dedos indicador e médio sobre a corda superior a que estão a jogar, conseguir uma maior potência e ressonância para o guitarrista clássico. Também suporta o dedo médio no escudo da guitarra para obter uma maior precisão e força ao pressionar as cordas. Também o uso como um atacante de percussão dá grande força para a interpretação da guitarra flamenca. É chamado de "falseta" para a frase melódica ou florescer que está imprensado entre sucessões de acordes para acompanhar a canção. 21 também fala de tocar ou acompanhar acima (usando o dedilhado do acorde de minha mais alta ) e através do ( a maior ), se tiver sido transportado ou não Capo .

Acompanhamento e guitarra sozinho no guitarristas de flamenco baseiam-se na harmônica do sistema modal, como no tom, mas mais frequentemente uma combinação de ambos.Algumas canções interpretadas flamenco "a capella" ( a capella ), sem o acompanhamento de violão.

Dependendo do tipo de interpretação, Mais amplamente, em termos de estilo e aptidões gerais, fala-se de:

§ Toque airoso ("graciosa"): Ritmada sonora brilhante, animada, com um quase, som metálico brilhante.
§ Toque gitano ou flamenco: profundo e muito expressiva, com um monte de notas de graça e contra tempos.
§ Toque pastueño (a partir de um termo de touradas para um destemido, touro calmo): lenta, pacífico e silencioso.
§ Toque sobrio ("sóbrio"): sem ornamentos ou exibicionismo.
§ Toque virtuoso : com excepcional domínio da técnica. o risco de cair em um impacto desproporcional.
§ Toque corto ("curto"): usando apenas a técnica de base. pobres e expressivos recursos técnicos.
§ Toque frío ("frio"): o oposto do gitano ou flamenco , inexpressivo.

Fonte: http://violonistaflamenco.blogspot.com.br/2011/09/caracteristicas-da-guitarra-flamenca.html

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Características da Guitarra Flamenca

Na Espanha há uma variante generalizada, semelhante ao violão clássico, que é difícil distinguir a olho nu, conhecido como guitarra flamenca. o seu som Varia um pouco conforme diferentes construções e utilização de diferentes tipos de madeira. A guitarra de flamenco tem um som mais percussivo, a caixa é um pouco mais estreito, e normalmente as cordas são mais perto da escala.
A guitarra de flamenco tem menos saudáveis e menos volume oferece um concerto de guitarra espanhola, mas seu som é brilhante, e sua implementação é mais fácil e mais rápido, devido à menor altura das cordas, o que lhe permite ser menos pressão sobre os dedos de sua mão esquerda sobre o braço.
Tradicionalmente afinadores eram inteiramente de madeira e embutidos no cabeçote da guitarra, perpendicularmente a ele. Normalmente usado por baixo uma roseta ou buraco Escudo, ou escudo de proteção (e às vezes um superior), para evitar batidas e acidentes vasculares cerebrais que ocorrem no tampo, tão típico em flamenco, afetem a madeira. Guitarra Flamenca também pode se referir a toque, a reprodução parcial guitarra da arte do flamenco.

Construção

A guitarra de flamenco tradicional é feita de espanhol cipreste ou sicômoro para as costas e os lados e abeto para o tampo, que representa a sua cor característica do corpo, e é mais leve que um violão clássico , para dar um som mais "brilhante" e mais qualidade de percussão. Isto é conseguido através da redução da quantidade de reforço interno e espessura dos materiais utilizados no corpo e na construção superior. A parte superior é geralmente feitos de abeto ou cedro , embora o tom outras madeiras são usadas hoje. Volume tradicionalmente tem sido muito importante para os guitarristas de flamenco, como eles precisam ser ouvidos sobre o som de dançarinos pregado sapatos do: aumentar o volume do instrumento, madeiras mais duras, como o jacarandá, pode ser usado para as costas e os lados, com madeiras mais suave para o topo.
Em contraste com a guitarra clássica, o flamenco é frequentemente equipados com uma placa de toque (um golpeador), geralmente feito de plástico transparente, semelhante a um guarda pegar, cuja função é proteger o corpo da guitarra com os toques do dedo rítmica, ou golpes . Mesmo assim, um bem usado guitarra flamenca só irá sobreviver por tanto tempo antes da constante “golpes "desgaste através do topo. substituição frequente com o complemento como “golpeador“. Originalmente, todas as guitarras foram feitas com estacas de madeira de ajuste, que atravessará o estoque de cabeça, semelhantes aos encontrados em um violino ou alaúde , em oposição ao moderno estilo de guitarras "clássica dentada mecanismos de ajuste do tensor. Na verdade, tradicionais pinos são ainda muito popular entre o guitarrista flamenco e fabricantes da guitarra.
ação, ou a altura das cordas acima da escala, geralmente é menor do que a guitarra clássica, normalmente menos de 3 milímetros na décima segunda casa. Esta sequência de altura inferior pode aumentar a velocidade de reprodução e reduz a fadiga da mão esquerda durante as apresentações longas.
"Negra Flamenco" As guitarras são chamados de "negra", após a mais escura das madeiras mais utilizadas na sua construção, materiais semelhantes aos de alta-final guitarras clássicas, como o jacarandá e outras madeiras de tom denso. O volume mais difícil aumentar a materiais e faixa tonal. A guitarra flamenca típico cipreste vai soar mais agudos e percussão que a negra mais sonoro. Estas guitarras esperança de capturar alguns dos sustentar alcançados pelas guitarras de concerto calibre clássica, mantendo o volume e ataque associado com o flamenco. 

Diferenças cruciais entre Guitarra Flamenca e o Violão:



Não há isto na Guitarra Flamenca: 

1 Cutway (Abertura a partir do 12º traste)
Roldana (Encaixe para correia)
3 Equalizador (com ou sem afinador) 

Nas Guitarras Flamencas estas partes não existem, pois isto faz com que se perca a intensidade de propagação e vibração do som.
A partir da 12ª casa, o guitarrista usará de sua habilidade para tocar nesta parte da escala, Guitarristas Flamencos dificilmente tocam de pé, e quando há necessidade de amplificar o som da Guitarra geralmente se coloca próximo a boca um microfone ou algum dispositivo parecido, e para afinar o instrumento hoje em dia existem os afinadores por vibração que são muito úteis para muitos músicos que não tem o dom da afinação por ouvido, que é encontrado em muitas casas de músicos.


Breve história
Os Luthiers da Andaluzia construíam instrumentos feitos em uma ampla gama de preços, em grande parte com base nos materiais utilizados, e a quantidade de decoração. O mais barato guitarras eram muitas vezes simples, instrumentos básicos feitas a partir do local madeiras mais caras, como cipreste , ao invés de importados jacarandá . Antonio de Torres , considerado o Stradivarius da guitarra, não fazia distinção entre o flamenco e a guitarra clássica: era só mais tarde, depois de Segóvia, que essas diferenças foram reivindicadas (ver José L. Romanillos "Antonio De Torres: Guitarra Maker-His Life and Work" (1987, 1997). 
Materiais
Clássica guitarras são geralmente feitos com abeto ou tops de cedro e jacarandá ou mogno costas e os lados para aumentar a sustentação. Flamenco guitarras são geralmente feitos com enfeitar tops e cipreste ou sicômoro para as costas e os lados para aumentar o volume e enfatizam o ataque da nota. No entanto, outros tipos de madeira pode ser utilizada para as costas e os lados, como o jacarandá, maple , koa , satinwood e caviúna. 
O Som
A guitarra flamenca bem feita responde rapidamente e normalmente tem menos sustain do que um clássico. Isso é desejável, uma vez que a enxurrada de notas que um jogador pode produzir bons flamenco soaria muito barrenta de uma guitarra com um grande som, exuberante sustentável. O som da guitarra flamenca é muitas vezes descrita como de percussão, que tende a ser mais brilhante, mais seca e mais austera do que um clássico. Alguns guitarristas de jazz e latino, como essa tonalidade gorducho, e alguns jogadores ainda descobriu que o som destas guitarras 'amplo também funciona bem para as aberturas contrapontística de música renascentista e barroca. 

Fonte:
http://violonistaflamenco.blogspot.com.br/2011/09/caracteristicas-da-guitarra-flamenca.html