domingo, 15 de janeiro de 2012

CANTES FLAMENCOS - ALBOREÁ

Fonte: Livro Palos Flamencos - Pepe de Córdoba - Ed. Edicon

  A palavra Alboreás é uma abreviatura de alboreadas, que quer dizer alvorada, aurora, amanhecer. Esse nome levou à crença de que tal cante somente se interpreta ao nascer do dia. Talvez assim fosse em tempos passados, principalmente por tratar-se de um cante de bodas ciganas e que bem poderia ser interpretado ao alvorecer, após essas cerimônias. Num sentido mais romântico poderia significar o amanhecer de uma nova vida para os recém-casados. as Alboreás estão catalogadas como um cante gitano , chico e bailável. São interpretadas, geralmente ao compasso de bulerias


   En un verde prado
   tendi mi pañuelo
   Salieron tre rosas
   como tres luceros
   Padrinito honrao,
   a tu hija ya lan coronado
   Ay novio , mirala bién
   que hasta bonitos tiene los pies


      Esaas estrofes fazem referência a um a cerimônia cigana, onde se verifica a virgindade da noiva , segundo a tradição. Essa cerimônia se inicia com a entrega pelos pais dos noivos de um lenço branco a um anciã do grupo. A anciã que presidirá esse rito chama a jovem noiva à parte e lhe introduz o lenço, rompendo-lhe a virgindade . Mostrando aos presentes o lenço manchado de sangue , o ritual prossegue com todo alvoroço e sob o cante das alboreás e outros cantos ciganos, em homenagem aos novos esposos.
      Claro que esse ritual, hoje, se restringe a uma minoria cigana, já que a maioria acabou por adotar costumes não ciganos , incluindo-se o casamento na igreja. Somente algumas tribos ainda seguem alguns rituais puramente ciganos , seguindo à risca seus antigos costumes, o que , por certo, perdurará por muito pouco tempo, em razão das mudanças nos costumes e modismos que se expandem pelo mundo inteiro.


CANTE E GUITARRA:





BAILE:






    

Nenhum comentário:

Postar um comentário