sexta-feira, 8 de abril de 2011

BENEFÍCIOS DA DANÇA FLAMENCA

   Não é preciso entender de flamenco para se emocionar numa apresentação. Mesmo quem nunca pisou na Espanha fica tocado quando está diante de um bom espetáculo. Expressando sentimentos fortes e, por vezes, quase dramáticos, o Flamenco, além de sensibilizar, faz bem ao corpo.
   Quem está querendo aumentar o fôlego e ter pernas bem torneadas pode apostar no Flamenco. Durante as aulas é possível exercitar principalmente as pernas e as panturrilhas graças ao sapateado, que também enrijece a musculatura anterior das pernas. Os passos também fortalecem os músculos das coxas, melhorando também a capacidade aeróbica. A postura do dia-a-dia também é aprimorada pela dança. A mobilidade, a agilidade e a consciência corporal ficam mais desenvolvidas, a força e o alongamento são exercícios constantes nos movimentos. 
    O flamenco pode contribuir com as pessoas que estão em processo de emagrecimento, pois a dança, além de elevar a autoconfiança, trabalha muito a sensualidade feminina, o vigor e a virilidade dos homens, fazendo com que cada um se sinta mais seguro e de bem consigo mesmo.
    Quem se entrega a essa dança definitivamente mão é daquelas pessoas que só pensam em ter um aspecto físico "sarado" de praticantes de musculação. O praticante de flamenco quer ter contato com uma arte viva que desenvolva ritmo e expressão de emoções. Por isso a dança flamenca pode ser indicada para as pessoas que sofrem de estresse, que querem algumas horas por semana para se desligar das obrigações diárias e dos problemas. Quando estou dando aulas ou me apresentando é a única hora que não penso neles, porque é preciso muita concentração.
     As batidas no chão durante o sapateado são excelentes para aliviar o estresse. Nas aulas, o aluno aprende mais que passos e coreografias, ele desenvolve a percepção musical, sobretudo o aspecto rítmico da música. Aprende compassos, estruturas de cada  ritmo e compreende que ele é parte da música. uma palma fora do tempo, por exemplo, compromete a qualidade da apresentação. Quando há identificação, o aluno, sem perceber, passa a apreciar e entender a música, tornando esse estudo extremamente prazeroso.
     Ao contrário de algumas danças que privilegiam apenas frágeis adolescentes, o Flamenco pode ser praticado por qualquer pessoa. É comum ver mulheres com mais de 30 anos se dedicando ás aulas. Como forma de lazer e de atividade física, pode ser praticado por todas as idades e por todos os biotipos. Claro que o resultado é proporcional à condição e as facilidades físicas de cada um. Mas a dança estimula seus praticantes a desafiar seus limites com muito treino e dedicação.



     


     

Nenhum comentário:

Postar um comentário