domingo, 27 de março de 2011

Vocabulário de estrutura de Baile Flamenco

1 - SALIDA - • Salida: como seu própio nome indica é quando o bailaor entra no palco, normalmente andando, segundo o tempo musical, geralmente seguida de uma sequência de sapateado forte. Como o nome significa "saída'" podemos pensar que é a saída do baile, o fim do Baile, mas é justamente o contrário, é o começo, é sair para o baile.


2 - FALSETA -• Aqui música e baile se adaptam para integrar uma proposta conjunta. É justamente o contrário do "compás". Bailes como a seguiriya e a caña por exemplo, têm uma falseta típica que se baila sempre de uma maneira muito parecida.. Eles são geralmente melodias curtas executadas pelo guitarrista  entre os versos cantados, ou para acompanhar os dançarinos. Em um solo de guitarra, pode-se usar falsetas conhecidas ou improvisar falsetas novas que são colocados juntas para formar a peça inteira. Uma falseta pode ser mais ou menos comparada a  um improviso de jazz ou blues.


.

3. Llamada (chamada)   Sequência característica que se utiliza, como seu nome indica, para chamar a atencao do guitarrista, avisando que depois da finalizacao desta, terá lugar un novo passo de características diferentes às que se vinha interpretando até o momento.Faz-se uma llamada antes de uma nova frase musical, para a entrada do cante, para o início de uma escovilla, para a saída de um bailarino de cena, enfim, para mudanças na estrutura do baile.


4 - Letra: É a parte cantada do baile. Durante a letra o bailaor faz marcajes,  braceos, paseos , até pode bater o pés, mas nunca  uma sequência de sapateado extensa, para não abafar o cante, se o fizer o baile fica confuso, não se escuta nem o cantaor, nem o sapateado.


5 - Escovilla: Série de sapateados executados num determinado momento do baile onde todo o interesse está voltado para o som rítmico produzido pelos pés. A escovilla começa com composições mais fáceis e continua com outros mais complicados, ao mesmo tempo que aumenta progressivamente a velocidade.





6 -. Marcaje: Movimentos de marcação dos passos executados pelo bailarino durante a letra da música.


7 -. Palo Seco: Quando a escovilla ou o zapateo é feito sem acompanhamento de cajón ou palmas. O palo seco reproduz o som dos pés sem nenhuma interferência de instrumentos musicais.


8 - Silencio: Utiliza-se somente nas alegrías. Nele a guitarra ralentiza( torna mais lento) o tempo e passa ao modo menor, e segue mantendo a harmonia I-IV-V típica das alegrías. O bailaor realizará sobretudo movimentos de cintura para cima, já que o uso dos tacones nesta parte do baile nao tem sentido algum. 


9 -. Arremate: Fechamento de um baile, de um sapateado ou de uma movimentação de corpo.
Arremate con cierre - Encerramento de uma composição. Pode ser executado como cierre final. Arremate continuo - quando há somente a mudança de seqüência na estrutura do baile.

10- Desplante: Série de golpes fortes dos pés executados com precisão e definição. O desplante acaba com a serenidade de um punteado ou com o virtuosismo de um zapateo ou escovilla. Pode ser considerado um arremate final.

11 - Subida de ritmo: os pés incrementam a velocidade de execucao progressivamente até alcancar uma velocidade máxima na que se costuma manter-se uns instantes, terminando logo com um "cierre" ou "remate".

Um comentário: