sábado, 12 de março de 2011

PALO FLAMENCOS - TANGOS

Tangos - Cante, toque e baile







   Cante chico, palo vivo, alegre e festeiro, sendo o baile interpretado com movimentos graciosos e sensuais. Seu compasso é de 4 tempos, podendo ser contado por oito. Marca-se o 1º tempo no pé ou "mudo".


1234 1234 1234 1234 ou  ...234  ...234   ...234

   A primeira idéia que vem á baila quando escutamos ou ouvimos a palavra tango é atribuir a esse palo flamenco uma irmandade com o seu correspondente argentino. Essa é uma das teorias que tenta mostrar a sua origem. Porém, a corrente mais próxima da realidade é aquela na qual se filia o flamencólogo Julian Pemartin, que define o tango como um cante cigano, festeiro e oriundo da região de los Puertos, na Província de Cádiz, cujo nome provém de antigos bailes cantados desde a antiguidade na região e que, aflamencados, deu origem ao atual tango flamenco. Sua aparição em relação aos outros cantes foi bastante tardia. Tal fato não lhe tira o destacado lugar que ocupa entre os cantes básicos, constituindo-se um de seus pilares. Sua etimologia foi amplamente debatida e sua aparição histórica bastante tardia em relação a outros cantes e a sua importância. a palavra tango aparece pela primeira vez em um curioso manuscrito como sinônimo de festa e reunião em bailes. Parece que em sua origem se tratava de um cante bailável, pois sempre foram cantados para esse fim em Cádiz e Sevillha. Como berço geográfico do tango flamenco vem sendo apontada as cidades de Cádiz, Sevilha e Málaga.
     Os tangos são protótipo de cante festeiro e, ao mesmo tempo, bailáveis. De origem cigana, suas coplas são romanceadas e, como as bulerias, siguiryas e soleares, a modalidade é mais profícua e variada. Tem ritmo próprio e suas formas melódicas são inesgotáveis. Como baile, esse palo é extremamente fascinante, com fisionomia transcendente de uma dança ritual. Sua plástica, seu marcado sensualismo, a expressiva e ondulada atividades do movimento dos braços e quadris no caso da mulher o aproximam, sem sombra de dúvida, da profunda e misteriosa dança oriental.
      Dos tangos derivaram-se, em direções contrárias, dois cantes: o tanguillo, que tomou o caminho de cante mais ligeiro ( alguns o consideram hoje mais uma manifestação folclórica) e os tientos que remontando à linha cigana se torna o mais flamenco dos cantes de los puertos, como veremos a seu tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário