segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Flamenco e Dança espanhola são a mesma coisa ???

O que é Dança Espanhola?

Dificilmente se pode explicar de forma breve algo tão complexo, variado e cheio de matizes como é a Danza Española. Podemos dizer que o estudo da Danza Española compreende uma série de disciplinas práticas que são: Flamenco, Clássico Español (Estilizacao), Folclore, Escuela Bolera (danças do século XVIII), Ballet (Dança Clássica), e Castanholas.

Flamenco

Sem dúvida é o Flamenco a parte mais conhecida da Danza Española, a mais universal, pela ampla difusão de diferentes bailaores e músicos que o praticam. Pela falta deste último, o resto das manifestações dancísticas espanholas são praticamente desconhecidas fora da Espanha.

Clássico Español

O Clássico Espanhol (Estilizacao) é a forma mais sofisticada de coreografar a música clássica dos grandes autores espanhóis... Manuel de Falla, Albéniz, Granados, Turina, e muitos outros etc. Esta forma de interpretar a dança se pratica normalmente com sapatos, castanholas e às vezes sapatilha clássica. Sua estética nos recorda ao flamenco e um pouco o folclore.
*Exemplos: Baile de Luis Alonso, Las Bodas de Luis Alonso, Benamor (todas as músicas do Falla).


Folclore

Espanha é um dos países mais ricos quanto à variedade de seu folclore. Cada região espanhola tem seus bailes típicos, alguns com séculos de antiguidade. Uma "muñeira galega" não tem nada a ver com uns "verdiales malagueños", um "zorcico Vasco", ou com a "catalana sardana". O folclore é a mais autêntica manifestação cultural de uma região e as danças folclóricas espanholas mostram sua diversidade e beleza de maneira única. * Exemplos: jotas, sevillanas, fandangos de Huelva, tanguillo de Cádiz...

Escuela Bolera

É o ballet clássico espanhol. É uma dança de corte. A escola bolera estuda as danças espanholas do século XVIII. Conhecida como “Goyescas”, estas danças curtas se bailam com trajes da época do pintor Goya, daí seu nome popular, com sapatilhas e castanholas. Contem muitos passos da dança clássica (popularmente ballet) mas com essa graça e estilo espanhol característico de sua época.

* Exemplos: Bolera Malaganás, Olé la Curra, La Cachucha, Boleras del Medio paso, Jaleo de Jerez, Zapateado de Maria Cristina, La Maja y el Torero
  




Ballet

Para ter una completa formação como bailarino em qualquer disciplina, é necessário o estudo do Ballet (Dança Clássica). Aporta-nos toda a técnica necessária para poder desenvolver com elegância e domínio corporal qualquer outro tipo de dança: Flamenca, Jazz, Contemporâneo, etc.

Castañuelas

As castanholas como instrumento de percussão em si merece ser estudadas à parte, desenvolvendo ao máximo seu potencial musical. Patrimônio cultural espanhol por excelência, as castanholas formam parte da música e as danças da Espanha. 


 Conclusão: O Flamenco é uma das danças espanholas e dentro do flamenco temos muitas ramificações....
Traduzido do site: www.carmendevicente.com/sp-dance

Um comentário: