terça-feira, 22 de abril de 2014

O QUE SÃO "PALOS FLAMENCOS"

Flamenco é uma arte que é apresentada em duas variantes: A Música e a Dança. Na música, o canto e violão assumem o papel, embora outros instrumentos tais como a percussão e acompanhamentos como as palmas das mãos, geralmente estão presentes e desempenham um papel muito importante.

A dança é muito expressiva e cada parte do corpo deve-se mover de forma coordenada: os pés, as pernas, as coxas, a cintura, braços, mãos, dedos, ombros, cabeça ...

Para aprender flamenco, da mesma forma que acontece com outras manifestações artísticas, são necessários dois ingredientes: A alma e a técnica. Aprender Flamenco não é fácil quando se considera que o Flamenco é muito rico e complexo. São mais de 50 "palos" (variações) que compõem o Flamenco. Cada "Palo" tem o seu próprio ritmo, a sua própria iniciativa e no caso de ser um " palo " dançável, cada dança é diferente.


Para simplificar, podemos agrupar os "palos" em dois grupos ou estilos:

1) Flamenco Jondo (= fundo), um estilo sério que expressa sentimentos profundos e muitas vezes trágicos. Descrevem temas como a desilusão, o amor ou o sofrimento e é dançado com uma expressão profunda e íntima. É por isso que esta forma de Flamenco é a mais difícil de compreender para que se iniciam no flamenco. É representada com mais frequência nos círculos de especialistas ou em teatros e concertos. Exemplos de Jondo incluem: Farruca, Martinete, Minera, Petenera, Soleá y Tiento.



2) O flamenco festero (festivo) é uma forma de Flamenco feliz. Como a palavra indica, é realizada em festivais e celebrações na Andaluzia. Os são de felicidade, sejam sobre o amor e os sentimentos, quer evocando lugares, festivais e palcos de flamenco, por vezes até á cómico. O Flamenco Festero é representado por exemplo na forma de:Bulerias, Sevillanas, Rumba, Tanguillos e alegrias.

Naturalmente, existem muitos "palos" e muitas interpretações que não são facilmente catalogadas. Em qualquer dos casos, o que é comum a todas as variações de Flamenco é o sentimento. E para expressar este sentimento, o Flamengo usa formas muito fortes que normalmente não deixam ninguém indiferente. Por norma ou se ama ou se odeia o flamenco.

domingo, 20 de abril de 2014

FEIRA DE SEVILHA

   Para quem nunca ouviu falar, a Feria de Sevilha é um evento muito esperado pelos cidadãos da cidade. Ocorre anualmente, desde 1847. Inicia-se duas semanas após a Páscoa, começando à meia noite de segunda-feira e encerrando no domingo. São 6 dias inteiros de muita festa, música, dança flamenca, comida e bebida.
As pessoas se vestem a caráter: homens de terno e mulheres com a tradicional roupa de espanhola, super colorida, com muitas bolas, flores, lindos enfeites no cabelo e muita maquiagem. As pessoas da cidade se preparam o ano todo para a linda festa. As mulheres compram tecidos caros e mandam fazer suas roupas nos melhores costureiros da cidade, assim como as das suas crianças. Também impressiona a quantidade de carruagens enfeitadas, cada uma mais bonita e pomposa que a outra, com muitas flores e tranças nos animais, desfilando pelas ruas da Feria, transportando os seus donos e familiares de uma caseta para outra.
    A Feria ocorre num espaço grande, nos arredores da cidade e é formada por várias casetas, uma do lado da outra. As casetas são uma espécie de tenda enfeitada, que pertencem a famílias, grupos de amigos, empresas, e da própria prefeitura, sendo essas as únicas que admitem o público em geral, sem precisar de convite. As outras casetas são todas privadas. Ou seja: você só entra se for convidado por algum local! Portanto, tente fazer seus contatos antes de embarcar para Sevilha nessa época e garanta o seu lugar em alguma boa caseta. É lá que você passará o dia comendo, bebendo e conversando com os amigos, exatamente como fazem os sevilhanos