quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

VÍDEO COM AULA DE CASTANHOLA 1- EXERCÍCIOS BÁSICOS PARA CARRETILHA- AULA 1


domingo, 27 de janeiro de 2013

Palos Flamencos - Guajiras



A Guajira é uma versão flamenca de um ritmo cubano de mesmo nome, fazendo parte dos cantes conhecidos como “cantes de ida y vuelta”, sendo entre esses, um dos de maior difusão. Dizem que foram trazidas para a Espanha no século XVI, por soldados espanhóis que voltavam da conquista. Uma boa parte dos seus versos trata de Cuba e dos cubanos, geralmente de uma forma superficial.

Também conhecidas como um cante de ida y vuelta, as Guajiras se originaram a partir de um gênero cubano denominado “punto”, ou “Punto de La Habana”, como era chamada na Espanha. O “aflamencamento” desses elementos cubanos acabaram por cristalizar, a meados do século XIX, num tipo de composição musical que se passou a chamar de Guajira.

Seu compasso é de 12 tempos, cujo padrão segue a seguinte acentuação:

12 1 2 3 4 5 6 7 10 11 

O baile é de caráter feminino, repleto de paseíllos, vueltas, marcajes,acompanhados muitas vezes por abanicos (leques) ou mantón (xale).  



Palos Flamencos: Tangos



 . Muita gente confunde este palo com o famoso tango argentino, porém, no flamenco, os tangos possuem uma característica própria e são bastante populares. Trata-se de um palo originário do  chamado “tango americano”, ritmo proveniente de Cuba e que possui forte influência dos ritmos africanos.

Os tangos chegaram à Andaluzia em meados do século XIX. Do ritmo americano original se originaram os tangos de Cadiz (depois Tanguillos) e os tangos americanos que incorporaram elementos flamencos e deram origem aos Tangos flamencos, como hoje são conhecidos.

Com compasso quaternário, os tangos são vivazes, cheios de energia e combinam muito bem com ambientes festivos e gitanos. Seu baile é bem marcado, com bastante uso das cadeiras, braços, palmas e saias.  Impossível alguém ficar parado ao escutar este palo tão empolgante!

Sua marcação segue o padrão 1 2 3 4.


AULAS DE DANÇA FLAMENCA E DANÇA CIGANA NO RIO DE JANEIRO


AULAS DE DANÇA FLAMENCA E CIGANA NO RIO DE JANEIRO COM IZABEL MORATTI


21 97907-4834 - (Tim)- Whatsapp
izabelmoratti@yahoo.com.br

Facebook Fan Page: Izabel Moratti - Aulas de Dança Flamenca e Dança Cigana







quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Flamenco se torna Patrimônio da Humanidade

A Unesco reconhece o flamenco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade – Os artistas acreditam que a declaração da instituição concede ao flamenco um "selo de dignidade"
por SANTIAGO BELAUSTEGUIGOITIA - Sevilla - 17/11/2010

Desde ontem, o flamenco é Patrimônio da Humanidade. A Unesco decidiu, na assembleia de Nairobi (Kenia), que o flamenco, modalidade artística andaluza por excelência, se torne Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.Outras quatro manifestações culturais espanholas se uniram à arte jonda para receber esta aprovação da Unesco. São elas: os castells catalães, o canto da Sibila de Maiorca, a dieta mediterrânea e a cetraria.

A candidatura da arte jonda tem mobilizado milhares de pessoas nos últimos tempos, desejosas de que o flamenco ingresse em um lista que fortaleça sua projeção universal. Instituições públicas e privadas, peñas flamencas, artistas e aficionados se uniram em uma causa que ontem revelou ter dado fruto. Antes da decisão, ainda pairava no ar certo desapontamento porque há cinco anos o flamenco quase foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, mas não foi. Desta vez, a organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura deu uma resposta positiva à candidatura da arte jonda, na reunião da comissão do Patrimônio Imaterial da Humanidade celebrada em Nairobi.
A vitória do flamenco despertou a simpatia e provocou aplausos nas delegações de outros países. O conselheiro de Cultura, Paulino Plata, que compareceu em Nairobi, mostrou toda a sua satisfação "não apenas pela declaração, mas também pela maneira como se realizou. Após a declaração de reconhecimento do flamenco, delegados de muitos países vieram nos felicitar. Eram delegados do Paraguai, México, Japão, Brasil, Coréia do Sul, Portugal, Indonesia...", rememorou Plata.
A candidatura do flamenco foi promovida pelos Governos autonômicos da Andaluzia, Extremadura e Múrcia. O presidente da Junta da Andaluzia, José Antonio Griñán, assinalou que seu Governo "lutou por este reconhecimento", pois acredita "nos grandes valores que emanam do flamenco. A multiculturalidade, a tolerância, a transmissão de geração para geração, o reconhecimento da tradição e o respeito pelas minorias estão patentes de forma exemplar nas músicas, letras e nas coreografias desta nossa arte", expôs Griñán. Ele anunciou a criação de um grupo de trabalho para estudar a inclusão do flamenco no sistema educativo andaluz.
O mundo da arte jonda mostrou toda a sua alegria com relação à declaração da Unesco. O cantaor Fosforito, que é o presidente do conselho acessor de especialistas da Agência Andaluza para o Desenvolvimento do Flamenco foi eloquente: "É um dia histórico. É um reconhecimento da dignidade do flamenco. O flamenco é conhecido em qualquer canto do mundo, mas este é um reconhecimento oficial. A Unesco põe um selo de dignidade no flamenco". O cantaor ainda se recorda dos tempos em que a arte jonda "estava um pouco denigrida".
A cantaora Esperanza Fernández resumiu seus sentimentos: "Sou a pessoa mais feliz do mundo. Ao ser Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, o flamenco vai ser muito mais conhecido e as pessoas irão se interessar mais pelo flamenco".
O mero fato de sair na imprensa mundial e de que haja gente que o veja e o escute, já me parece ótimo", disse o bailaor Javier Latorre. E artistas como José Mercé, Moraíto Chico ou El Pele também elogiaram a decisão da Unesco. Porém, como afirma o guitarrista Moraíto Chico: "o flamenco sempre foi patrimônio da humanidade". A Unesco apenas colocou-o em letras maiúsculas ao torná-lo oficial.