segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Flamenco e Dança espanhola são a mesma coisa ???

O que é Dança Espanhola?

Dificilmente se pode explicar de forma breve algo tão complexo, variado e cheio de matizes como é a Danza Española. Podemos dizer que o estudo da Danza Española compreende uma série de disciplinas práticas que são: Flamenco, Clássico Español (Estilizacao), Folclore, Escuela Bolera (danças do século XVIII), Ballet (Dança Clássica), e Castanholas.

Flamenco

Sem dúvida é o Flamenco a parte mais conhecida da Danza Española, a mais universal, pela ampla difusão de diferentes bailaores e músicos que o praticam. Pela falta deste último, o resto das manifestações dancísticas espanholas são praticamente desconhecidas fora da Espanha.

Clássico Español

O Clássico Espanhol (Estilizacao) é a forma mais sofisticada de coreografar a música clássica dos grandes autores espanhóis... Manuel de Falla, Albéniz, Granados, Turina, e muitos outros etc. Esta forma de interpretar a dança se pratica normalmente com sapatos, castanholas e às vezes sapatilha clássica. Sua estética nos recorda ao flamenco e um pouco o folclore.
*Exemplos: Baile de Luis Alonso, Las Bodas de Luis Alonso, Benamor (todas as músicas do Falla).


Folclore

Espanha é um dos países mais ricos quanto à variedade de seu folclore. Cada região espanhola tem seus bailes típicos, alguns com séculos de antiguidade. Uma "muñeira galega" não tem nada a ver com uns "verdiales malagueños", um "zorcico Vasco", ou com a "catalana sardana". O folclore é a mais autêntica manifestação cultural de uma região e as danças folclóricas espanholas mostram sua diversidade e beleza de maneira única. * Exemplos: jotas, sevillanas, fandangos de Huelva, tanguillo de Cádiz...

Escuela Bolera

É o ballet clássico espanhol. É uma dança de corte. A escola bolera estuda as danças espanholas do século XVIII. Conhecida como “Goyescas”, estas danças curtas se bailam com trajes da época do pintor Goya, daí seu nome popular, com sapatilhas e castanholas. Contem muitos passos da dança clássica (popularmente ballet) mas com essa graça e estilo espanhol característico de sua época.

* Exemplos: Bolera Malaganás, Olé la Curra, La Cachucha, Boleras del Medio paso, Jaleo de Jerez, Zapateado de Maria Cristina, La Maja y el Torero
  




Ballet

Para ter una completa formação como bailarino em qualquer disciplina, é necessário o estudo do Ballet (Dança Clássica). Aporta-nos toda a técnica necessária para poder desenvolver com elegância e domínio corporal qualquer outro tipo de dança: Flamenca, Jazz, Contemporâneo, etc.

Castañuelas

As castanholas como instrumento de percussão em si merece ser estudadas à parte, desenvolvendo ao máximo seu potencial musical. Patrimônio cultural espanhol por excelência, as castanholas formam parte da música e as danças da Espanha. 


 Conclusão: O Flamenco é uma das danças espanholas e dentro do flamenco temos muitas ramificações....
Traduzido do site: www.carmendevicente.com/sp-dance

domingo, 30 de janeiro de 2011

Benefícios da Dança Flamenca - Como são minhas aulas e minha opinião sobre o Flamenco

       As aulas de dança flamenca além de aliviar o stress diário, trabalham a postura, fortalecem os músculos das costas,  definem glúteos, pernas e abdômen, melhora e coordenação motora, concentração e autoestima, trabalha ritmo e musicalidade, expressão corporal e de sentimentos É uma dança democrática e inc  lusiva, não dependendo de tipo físico, sexo nem idade, apesar de os homens correrem ( e homem dançando flamenco á a coisa mais máscula e linda !!!). 
      Minhas aulas são compostas de alongamento, técnica de sapateado e braços, giros, trabalho de corpo, montagem coreográfica, estudo de ritmos, aulas com acompanhamento de guitarra. Para aprender Flamenco e se aprofundar nesta arte é preciso estudo e dedicação. A Internet facilitou muito isto, pois temos acesso a milhares de vídeos e músicas de Flamenco do mundo todo e principalmente de seu berço, a Andaluzia, sul da Espanha.É preciso escutar muito e principalmente sentir. Sempre falo com minhas alunas que não adianta fazer um movimento,sapateado super elaborado tecnicamente se não há sentimento, paixão. O público precisa sentir isto, a dança Flamenca é de dentro pra fora, vem do fundo da alma. Cada ritmo(palo) nos remete a um tipo de sensação, seja dor, orgulho, raiva , paixão , alegria, sensualidade, sutileza, tesão !!!. O Flamenco é o reflexo da condição humana. 
     Como professora sinto que há inúmeras possibilidades, que preciso a vida inteira, desenvolver diversos métodos de aprendizagem e isto é muito bom.!!! Como o baile flamenco nasceu solo, é importante que em uma coreografia em grupo cada componente mantenha a sua individualidade, apesar de seguir a mesma sequência de movimentos. Seja através de  uma mão diferente, uma intensidade de movimento de saia, enfim, cada um sente de um jeito e é onde está a beleza, pois somos seres únicos . 
 Os alunos podem filmar à vontade cada movimento, coreografia e sequência para estudo. Por ser uma dança considerada difícil e sem resultados imediatos, é preciso que o aluno tenha persistência e paciência consigo. Eu tenho toda a paciência do mundo , mas é preciso que o aluno entenda que tem certos dias que a coisa não flui, mas com certeza em outro dia fluirá. Isto acontece comigo !!! Ás vezes faço um curso e não consigo aprender determinado movimento de imediato, mas sei que com estudo e paciência conseguirei! Aprender, conhecer e dançar o Flamenco é um constante desafio !!
      Quem se apaixona por Flamenco se pega sapateando no banheiro, no ponto de ônibus, fazendo as famosas mãos. Ás vezes brinco com minhas alunas dizendo que flamenco não é coisa de gente normal, é quase um vício que eu não quero deixar nunca !!!!


  Izabel Moratti
 Professora , bailarina e Coreégrafa de Dança Flamenca
Filiada aos Sindicato dos profissionais de dança do Rio de Janeiro
DRT 29798